11 de ago. de 2009

Baixar músicas de graça é ilegal? Manual anti-stress para detentores de direito autoral


Faço minhas as sábias palavras de Michael Masnick do TechDirt em seu blog sobre estatísticas de download entre os jovens que mostra que esse é um hábito arraigado entre eles e que 50% deles na Inglaterra baixaram em média 8.100 músicas.

"Eu não acho que seja correto ou legal – no seu sentido jurídico – baixar músicas de um artista que não o autorize. Mas o fato é que o compartilhamento de arquivos na rede não é algo pequeno, especialmente entre os jovens, e pensar que há uma fórmula mágica para fazer esse hábito desaparecer não passa de pensamento positivo. Dado que estamos vendo cada vez mais artistas abraçarem o download gratuito para impulsionar suas carreiras, em algum momento os que estão brigando contra isso terão que reconhecer que – do ponto de vista dos detentores de direitos autorais – é melhor não brigar contra os desejos dos consumidores, mas incorporá-los a um modelo de negócios mais inteligente e parar de se preocupar."

11 comentários:

  1. Grande Leoni, antes de mais nada, sou um grande fã seu, e espero um Show em terras lusitanas, antes que eu volte ao Brasil!

    Quando ao assunto do download das músicas, como refere o texto, já se tornou praticamente impossivel bloquear esse compartilhamento, uma vez que, na minha singela opinião, é a principal fonte de conhecimento e apreciação músical nos dias de hoje, pois os CDs estão com preços absurdos, e um show, nem sempre acontece onde você está, e as rádios nem sempre tocam o que você gosta de ouvir, e a solução é o download das músicas, e também os vídeos no youtube, que não deixa de ser uma forma de compartilhamento ao estilo "download" não é?

    Vejo hoje bandas com algum sucesso no Brasil, e começaram com os downloads, como o NxZero e a Fresno, eu mesmo fiz downloads das músicas quando eles eram independentes ainda.

    E hoje, já tem músicos disponibilizando download de singles e etc na internet, uma banda que eu gosto muito, o Oasis, em seu último disco, disponibilizou os singles no site oficial, e bombou na Europa. Menos logo isso acontecerá com todos, não há como fugir! Resta agora imaginar como farão para transformar isso numa coisa rentável, fácil, dinâmina e que continue dandos os resultados atuais, ou até mais resultados!

    Fica ai a minha opinião...

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi,Edaum. O assunto é muito extenso e vem sendo debatido aqui no Música Líquida há 7 meses em vários posts semanais.

    Sou tão favorável ao download gratuito que venho dando as canções do meu trabalho inédito no meu site - www.leoni.com.br - e ainda nem lancei um CD. Além disso, faço parte do Movimento Música Para Baixar.
    Como ganhar dinheiro é uma pergunta que todos se fazem e já algumas respostas.

    Recomendaria que você lesse alguns posts antes de voltarmos ao assunto. Deixa eu te indicar:

    http://musicaliquida.blogspot.com/2009/08/as-criticas-mais-frequentes-ao-download.html

    http://musicaliquida.blogspot.com/2009/07/entao-voce-quer-fazer-sucesso-no-mundo.html

    http://musicaliquida.blogspot.com/2009/07/manifesto-movimento-musica-para-baixar.html

    http://musicaliquida.blogspot.com/2009/07/moby-mostra-mais-uma-vez-que-musica.html

    http://musicaliquida.blogspot.com/2009/05/mais-sobre-trent-reznor-e-mais-sobre.html

    Esse último é um vídeo em inglês. Se você conseguir entender bem eu recomendo veementemente. Trata exatamente de ganhar dinheiro.

    Fique à vontade para perguntar o que quiser.

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Desculpas a ignorancia de não saber que o assunto ja vinha sendo debatido aqui, porém não conhecia teu blog! Vou ler os artigos concerteza, valeu!

    ResponderExcluir
  4. Nenhum problema. Tomara que você se torne um debatedor ativo do nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. Bom, adoro Leoni e um grande sonho é poder assistir a um show do TM com Leoni. Serei mais realizado, ainda. Em relação a downloads, só não entendo como o artista ganha dinheiro com isso, mas sem dúvida é a melhor forma de divulgação de seu trabalho. Um bom exemplo é o O TEATRO MAGICO. Eles conseguirão alcançar índices altíssimos de aprovação em muito pouco tempo. Isso só foi possível por meio da internet, contando com sites, downloads das musicas grátis, ou seja, um trabalho totalmente voltado a divulgação, tendo como objetivo de promover a cultura, levar as pessoas a essencia da musica através do renascimento de saraus, da magia do teatro interligado com a musica. Uma pergunta que não sai da minha cabeça: Por que pagar uma taxa ao ECAD? É realmente voltado aos direitos autorais do artista?

    Leoni, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  6. Diogo, se puder, leia os mesmos posts que eu indiquei acima para o Edaum.

    Você falou do TM. Se por um lado eles deram suas músicas na internet, por outro eles venderam 160.000 discos do primeiro trabalho, vendem 200 camisetas por show e já estão vendendo bem o DVD e o segundo disco. O fato de algo ser gratuito não elimina a possibilidade de se ganhar dinheiro.

    O ECAD é um órgão destinado a cobrar os direitos de execução pública para repassar aos artistas. A distribuição melhorou muito dos anos 90 para cá. Talvez a legislação possa ser revista, mas eles fazem seu trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    O fato é que as gravadoras e produtoras se sentem muito incomodadas com a grande fatia perdida nas vendas dos produtos e estão brigando pra ter tudo de volta, o que é mais do que esperado. Muitos artistas parecem também tão perdidos quanto roqueiro em show de música brega... se o tempo mudou, o jeito é adaptar-se, é claro!

    Hoje mesmo li sobre um caso muito curioso de um ator que estava trocando no Myspace seus autógrafos pelo dinheiro de fãs colaboradores! rs. Que coisa!!!

    Como sempre, grande post!

    PS: A notícia do ator desesperado: (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u607205.shtml)

    ResponderExcluir
  8. Em relação ao TM, eu ressaltei apenas o fato de eles colocarem as musicas a disposição. Os cds vendidos, camisetas, etc., são consequências de trabalhos bons, levando em considerção, lógico, o preço dos produtos, pois são baratos, diferentemente do cd de outro grupo qualquer. Aposto que com vc ta sendo muito bacana. Sinceramente, eu não conhecia o LEONI "cultural", assim. Tenha ctz de que subiu muito no meu conceito. Isso faz com que eu incentive mais pessoas a ouvir Leoni e com ctz a fazer parte dessa corrente a favor da divulgação da musica pra baixar.

    ResponderExcluir
  9. Óbvio que quem vê sua fatia do bolo diminuir vai fazer de tudo para recuperar o que perdeu. Mas fora da música mesmo, existem vários exemplos de organizações que tentaram bater de frente com seus consumidores, e tiveram que ceder depois. Na música, não é diferente: quando vemos um artista se declarar favorável a aquilo que acreditamos, nossa admiração aumenta.

    Está mais fácil fazer sucesso hoje? Sim e não. Se por um lado artistas conseguem fazer nome na internet, gastando muito pouco, por outro a qualidade do trabalho precisa ser cada vez melhor. Afinal, só os realmente bons irão sobressair.

    Ótima discussão por aqui... :)

    ResponderExcluir
  10. Leoni, procurei aqui no blog e não achei nada que fale das editoras musicais, onde você edita suas músicas? Como isso funciona nesse mundo virtual?

    ResponderExcluir
  11. Olá, sou apaixonada pelo trobalho do Leone e queria muito baixar suas musicas.
    Estarei entrando no blog aqui indicado pra fazer isso.Milhões de bjs.
    Lusiene.

    ResponderExcluir