12 de fev. de 2010

Os cinco pontos cruciais para o músico que está começando

Perambulando pelo Music Think Tank, achei este resumo das ideias expostas em uma entrevista dada à BBC por Andrew Dubber e Bruce Warila.

1) Descontextualize primeiro, divulgue depois.
Artistas adoram suas música e suas cançnoes, e deveriam mesmo. Entretanto, antes de se atirar em um ano se promovendo, se esforce em ter um feedback anônimo de pelo menos trinta amigos, vinte artistas e de dez profissionais da indústria da música. Se a maioria gostar de suas canções, aí divulgue-as. Caso contrário, volte para as aulas/estúdio e aprenda primeiro como fazer música "melhor".

2) Não dê atenção a divulgadores que fizeram sucesso em 1999.
Ninguém tem a resposta de como obter e manter uma exposição no mercado de massa. Ninguém! Não me importo sobre o que alguém diz que conseguiu no passado; faça-o demonstrar o sucesso que conseguiu seis meses atrás.

3) Procure por produtores experientes.
Quando o negócio é fazer música, experiência é subestimada nesse meio. Os estúdios estão fora do negócio porque todo mundo é produtor/engenheiro de som. Encontre os mais experientes/bem sucedidos produtores, engenheiros de som e compositores que você puder achar. Dinheiro gasto num produtor bem sucedido ou num grande compositor lhe levará mais longe que gastar com um "expert" em divulgação.

4) Não siga sozinho.
É quase sempre perda de tempo! (Tradução: divulgue e colabore com outros artistas)

5) Aja como uma empresa de software.
Expanda sua definição de "banda" para incluir pessoas que cuidem de coisas como mídias sociais, produção de vídeo e desenvolvimento de software. Encontre alguém para ajudá-lo a usar a justa medida em seu negócio para compensar todos os envolvidos.

4 comentários:

  1. Como músico iniciante discordo do primeiro ponto. Acho que o cara que acredita em sua música tem que se jogar e se expor mesmo, sem medo do feedback. Até porque, o gostar é algo tão subjetivo... Vivemos ouvindo histórias de gente que ouviu 300 "nãos" antes de emplacar seu sonho. Numa propaganda foi dito que o jogador Cafu foi dispensado de 9 "peneiras" antes de virar profissional. E o cara foi titular da seleção campeã do mundo. Vemos muitos artistas evoluírem tanto depois dos primeiros trabalhos "divulgados". Particularmente, o medo de pagar mico, a consciência da voz desafinada, a rigorosa auto-crítica pode fazer o trabalho parar antes de começar... Temos que ser nossos maiores fãs e maiores críticos, mas temos que seguir adiante independentemente do feedback... Até porque, o que eria o feedback ideal? Números? 20 mil cópias vendidas, 30 mil cadastrados no site, 13 seguidores num blog? Acho muito relativo. Sds, Hugo http://ilhadosaqui.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Hugo. Realmente o tom do Dubber é um tanto taxativo. Mas o ponto principal dele - e nisso eu concordo - é sugerir que, antes de investir grana e esforços numa carreira incipiente é recomendável que o artista saia de sua zona de conforto, isto é, dos amigos, família e simpatizantes e se exponha a críticas mais distanciadas e de preferência qualificadas. Esses outros críticos podem indicar coisas em seu trabalho que talvez você não tenha notado. Autocrítica é bom e confiança no próprio taco também, mas não bastam. Pode ser muito enganoso. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. It's very interesting post.These tips are really helpful. Again thanks for sharing your knowledge with us.Keep up the good work.Keep blogging.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Hugo, e digo mais, quem tem que gostar do trabalho do artista é o público, afinal ele não vai fazer música para produtores, outros artistas, etc. Vai fazer música para sí mesmo e para o público. Talvez o ideal seja antes de gastar com gravações, só contratar músicos e arranjadores (se preciso), e então testar seu repertório nos shows, depois grava e divulga.
    Sobre o terceiro ponto, neste caso o ideal é que o produtor seja mais experiente, pois o compositor, mesmo o novato também pode fazer uma ótima música, já o produtor inexperiente pode acabar com uma boa composição.

    ResponderExcluir